top of page

PRÓTESE

Facetas

As facetas de porcelana são um meio rápido de conseguir um lindo sorriso e esse tratamento é perfeito para pessoas com dentes manchados, lascados ou apresentando espaços. Mas as facetas são um tratamento irreversível, de modo que sua colocação envolve uma grande decisão. Antes de a pessoa e o dentista decidirem se o procedimento é correto para essa pessoa, é importante ter as informações corretas sobre facetas, o custo e a melhor maneira de cuidar delas.

O que são facetas?

De acordo com a Academia Americana da Odontologia Cosmética (AACD), uma faceta é uma "peça fina de porcelana usada para recriar a aparência natural dos dentes, ao mesmo tempo em que fornece força e elasticidade comparável ao esmalte do dente natural." Elas são moldadas para acompanhar o contorno dos dentes e coladas ao esmalte natural durante vários procedimentos de consultório.

Por que as facetas são usadas em Odontologia?

As facetas são uma opção menos invasiva que as coroas ou os aparelhos. Além dos benefícios estéticos, as facetas podem ser usadas para fechar espaços ou corrigir pequenos desalinhamentos. Os pacientes também escolhem facetas como uma solução cosmética para realçar o brilho dos dentes e reforçar o sorriso, corrigindo questões como descoloração, fraturas ou lascas.

O material mais comum usado para as facetas são as de porcelana e a faceta de resina composta.

Cuidados com as facetas

Deve-se escovar e usar o fio dental como a pessoa faria com os dentes regulares. Escovar adequadamente os dentes diariamente e usar cremes dentais com flúor não abrasivos. Limitar o consumo de café e de outros alimentos causadores de manchas.

Tenha em mente que as facetas terão de ser substituídas em algum momento, independentemente da maneira correta com que você cuida delas. Mas a higiene bucal ajudará a prolongar sua vida útil o mais possível.

Se você se decidir pelas facetas, deverá consultar o dentista e certificar-se de ter compreendido todo o processo e o custo. Um belo sorriso faz a pessoa se sentir melhor e pode aumentar a confiança e o bem-estar.

Coroas

A coroa protética dentária é usada para substituir um dente que falta ou reforçar um dente enfraquecido. A coroa dentária é aplicada sobre a parte do dente que está acima da linha da gengiva, e é confeccionada por diversos materiais pelo dentista e técnico em prótese dental.

As coroas de cerâmica são feitas de material à base de porcelana. Tem como principal vantagem a cor, que se assemelha àquela dos dentes naturais e é altamente resistente ao desgaste. É possível que o dentista precise remover um pouco mais da estrutura dentária para a aplicação da porcelana. 

Nova tecnologia para coroas dentárias 


A tecnologia CAD/CAM é a tecnologia de projeto e manufatura assistidas por computador. Esta tecnologia é usada para ajudar os dentistas e técnicos de laboratórios de prótese a criar formas e tamanhos precisos para as restaurações dentárias, que compreendem as incrustações (também chamadas inlays) , coroas parciais com cobertura de cúspides dentais (também chamadas onlays) , coroas e pontes. A imagem tridimensional de seus dentes e gengiva permite ao dentista ou protético criar o desenho preciso da restauração ou coroa. A tecnologia CAD/CAM é extremamente avançada e permite reduzir o tempo das consultas.

Quem precisa de coroa dentária? 


Para recomendar uma coroa dentária, o dentista baseia-se nos seguintes fatores que podem ocorrer na boca do paciente: quebra de um dente, desgaste de dente e pouca resistência da estrutura do esmalte, falta de um dente, necessidade de ponte dentária, necessidade de melhorar a aparência da boca, ao término de um tratamento de canal quando houve grande perda de estrutura dental e necessidade de colocar um implante dentário em função.

Prótese Parcial e Total

As próteses dentárias são substitutas dos dentes perdidos que podem ser colocadas e retiradas da boca. Embora leve algum tempo para se acostumar com a prótese dentária e a sensação não ser a mesma dos dentes naturais, as próteses modernas têm aparência natural e estão mais confortáveis do que nunca.

Há dois tipos principais de próteses dentárias: total e parcial. Seu dentista o ajudará a escolher o tipo de prótese dentária adequada para você com base no número de dentes que serão substituídos e no custo envolvido.

Como as próteses dentárias funcionam?


Nas próteses dentárias totais, a base acrílica com cor da gengiva é encaixada sobre a gengiva e o pálato. A base da prótese dentária superior cobre o palato (céu da boca), enquanto a prótese inferior tem forma de ferradura para acomodar a língua.

As próteses dentárias são feitas individualmente por um dentista e por um protético a partir de moldagens tiradas da boca do paciente. Seu dentista determinará qual dos três tipos de prótese dentária descritas abaixo é o melhor para você.

  • Prótese dentária total convencional
    Uma prótese dentária total convencional será instalada em sua boca após todos os dentes ter sido extraídos e o tecido estiver cicatrizado. A cicatrização poderá levar meses e durante esses meses você ficará sem os dentes.

  • Prótese dentária imediata
    A prótese dentária imediata é colocada imediatamente após a extração dos dentes (seu dentista faz a moldagem do seu maxilar e o planejamento na consulta anterior ao procedimento.) Embora a prótese dentária imediata ofereça o benefício de você não ficar sem os dentes, ela precisa ser ajustada por muitos meses após a instalação. A razão é o fato de que o osso que apoia os dentes, modifica sua forma durante a cicatrização fazendo com que a prótese fique solta.

  • Prótese dentária parcial
    A prótese dentária parcial se apoia em uma estrutura de metal que é presa aos dentes naturais. Muitas vezes as coroas são colocadas em um dente natural e serve de apoio para a prótese.

 

Quanto tempo leva para eu me acostumar com a prótese dentária?


As próteses novas podem provocar sensações estranhas e desconfortáveis por semanas ou até por meses. Comer ou falar com as próteses podem demandar alguma prática. A sensação de volume ou de que a prótese vai se soltar não é incomum enquanto os músculos de suas bochechas e língua aprendem a segurar a prótese no lugar. Um fluxo maior de saliva, a sensação de que a língua não tem espaço suficiente, uma pequena irritação ou dor, também não são incomuns. Se você sentir irritação na boca, vá ao dentista.

Quanto tempo dura uma prótese dentária?


Após um período de tempo, sua prótese precisará ser reajustada, refeita ou reembasada em consequência de desgaste natural. Reembasamento significa fazer uma nova base mantendo os dentes da prótese. Assim como você envelhece com os anos, sua boca, naturalmente, também muda. Essas mudanças fazem com que as próteses fiquem mais soltas, dificulte a mastigação e irrite sua gengiva. No mínimo, você deve ir ao dentista anualmente para fazer uma reavaliação.

Enumeramos algumas dicas de cuidado com as próteses:

  • Ao manusear suas próteses, coloque-as sobre uma toalha dobrada ou em um recipiente com água. As próteses dentárias são delicadas e podem se quebrar se caírem.

  • Não deixe suas próteses secar. Mergulhe-as em água quando não estiver em uso. Nunca utilize água quente, pois pode causar deformações na prótese.

  • Escove as próteses diariamente para remover os resíduos dos alimentos e a placa bacteriana e assim evitar que elas manchem.

  • Escove sua gengiva, língua e palato todas as manhãs com escova de cerdas macias antes de inserir as próteses. Isso estimulará a circulação nos tecidos e ajudará a remover a placa.

  • Vá ao dentista se suas próteses quebrarem, trincarem ou se ficarem soltas na boca. Não tente ajustá-las — isto poderá danificá-las ao ponto de não mais poderem mais ser reparadas.

bottom of page